Nasa pede ajuda a radioamadores

SÃO PAULO – A Nasa está pedindo que radioamadores de todo mundo ajudem a confirmar o funcionamento de seu mais novo satélite. O nanosail-D, como o próprio nome diz, é um nanosatélite que funcionará com velas solares. Os Engenheiros do Centro Espacial Marshall confirmaram que o equipamento foi ejetado com sucesso do FASTSAT (Satélite Rápido e Barato de Ciência e Tecnologia), lançado em novembro.
Agora, a NASA pede que operadores de rádio amador tentem escutar o sinal do nanosail-D para verificar se o equipamento está mesmo funcionando. Ele está transmitindo pela freqüência 437.270 MHz. E qualquer informação obtida pode ser enviada pelo site : http://nanosaild.engr.scu.edu/dashboard.htm
Se tudo estiver bem, o satélite deve completar sua missão de navegação solar, que tem início com uma órbita de 3 dias em torno da Terra. Depois, ele começará a desdobrar suas asas de polímero com 9,2 m2.
O satélite é um teste para as tecnologias futuras de velas solares, que funcionam sendo empurradas  por partículas emitidas pelo Sol – da mesma forma que as velas de barcos na Terra fazem com o vento.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-pede-ajuda-a-radioamadores-20012011-6.shl